Postado em: 04/12/2017

Ahpaceg ministra terceiro curso “Princípios da Prática em Educação Continuada para Enfermagem”

CUSO ENFERMAGEM 24 E 25 11 17 eventoO Departamento de Educação Continuada da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) ministrou nos dias 24 e 25 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), em Goiânia, o curso “Princípios da Prática em Educação Continuada para Enfermagem”. Voltado exclusivamente para enfermeiros, o curso, com carga horária de 15 horas, faz parte das ações do programa de educação continuada da Ahpaceg iniciado há um ano.

Madalena Del Duqui, coordenadora do Departamento de Educação Continuada da Ahpaceg, esclareceu que o objetivo do curso é capacitar os profissionais que atuam em diversas especialidades sobre a aplicação dos princípios básicos para a prática da educação continuada em enfermagem, com vistas a qualificar a assistência prestada ao paciente, à família do paciente e à comunidade. “A  educação continuada é um exercício da profissão, uma competência que deve ser pensada em termos de qualificação da assistência de enfermagem”, pontuou.

A coordenadora ressaltou que a atualização também busca preparar o profissional de saúde para uma demanda de mercado cada vez mais exigente frente às novas legislações em vigência. “Nós buscamos qualificar o profissional para que ele seja multiplicador de conhecimentos para a sua equipe e com isso há um ganho em qualidade na assistência de enfermagem prestada pelo hospital”, acrescentou.

Madalena Del Duqui destacou que esta foi a terceira turma ministrada em 2017 e foram abordados princípios básicos, teóricos e conceituais de educação continuada e as estratégias de identificação das habilidades de cada membro da equipe, proporcionando, assim, o melhor aproveitamento das suas potencialidades no exercício profissional.

Além disso, a coordenadora orientou que os enfermeiros devem elaborar um plano de ensino que contemple um projeto de educação continuada institucionalizado e permanente. “Os reflexos da formação já são percebidos nos hospitais de alta complexidade e hoje já temos dois enfermeiros em cada hospital associado capacitados para serem multiplicadores do processo de educação continuada”, observou.  

Fernanda de Souza, enfermeira do Hospital São Francisco de Assis, disse ser muito importante para o profissional ter acesso ao conhecimento e repassar este aprendizado à equipe de colaboradores para que eles consigam aprimorar o exercício profissional e também atender da melhor forma o paciente. “Tudo que aprendo aqui consigo passar para eles e isso é muito válido, pois todos ganham em qualidade na prestação do serviço de enfermagem”, pontuou.

Segundo ela, em geral, há uma resistência de alguns profissionais em relação ao processo de educação continuada, mas quando os resultados do aprendizado contínuo aparecem se torna mais fácil envolver o colaborador na capacitação, diminuindo a resistência e aumentando o interesse pelo aprendizado.

A enfermeira Dayanne Mendes Lima, da equipe de enfermagem do Hospital Jardim América, observou que a enfermagem é o cuidado aliado ao conhecimento e que o exercício profissional exige uma atualização constante. “A educação continuada melhora a qualidade da assistência de enfermagem de toda equipe com o foco no bem estar do paciente”, completou.