Postado em: 13/07/2017

Associados da Ahpaceg destacam-se em adesão às práticas de segurança do paciente

cuidadorO Hospital de Neurologia Santa Mônica, de Aparecida de Goiânia, e o Hospital São Nicolau, de Catalão, ambos associados da Ahpaceg, estão na lista da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos hospitais brasileiros com alto nível de adesão às práticas de segurança do paciente. O ranking integra o Relatório da Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, que traz as informações prestadas voluntariamente por 782 hospitais de todo o Brasil, 49 deles goianos, sobre o seu nível de adesão às práticas de segurança e adequação aos critérios do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

Segundo a Anvisa, o documento, elaborado a partir da autoavaliação feita pelos próprios hospitais e que considerou apenas os serviços de saúde que dispõem de UTI adulto, é um retrato de como parte da rede hospitalar brasileira está cuidando da segurança do paciente. O ranking cita os hospitais que obtiveram conformidade alta aos indicadores de estrutura e processo avaliados (entre 67% e 100% de conformidade). Dos 782 serviços de saúde avaliados, 301 foram classificados como de alta adesão. 

O formulário de autoavaliação trouxe 11 questões objetivas referentes à estrutura do serviço e quatro questões sobre indicadores de processos relacionados com a segurança do paciente, totalizando os 15 critérios baseados nas Ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, instituídas pela RDC 36/2013

O critério de avaliação com maior nível de adesão foi a existência de Protocolo de Prática de Higiene das Mãos, com 93,6% de adesão. O segundo critério foi o que avalia o número de lavatórios e dispensadores de álcool gel para higiene das mãos, com 92,5% de respostas positivas. O critério com menor adesão foi o Protocolo de Prevenção de Queda, com apenas 34,3%. 

Saiba mais sobre a autoavalição

Os formulários de autoavaliação foram preenchidos pelos Núcleos de Segurança do Paciente de cada serviço de saúde e conferidos pelas Coordenações Estaduais/Distrital dos Núcleos de Segurança do Paciente (Vigilâncias Sanitárias dos Estados e do DF). O formulário foi disponibilizado em maio de 2016 e ficou disponível até 31 de agosto de 2016. Ao todo, foram recebidos 865 formulários, mas o relatório considerou apenas os 782 serviços com UTI adulto, alvos da avaliação. Este processo de avaliação é realizado anualmente pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Em Goiás, além dos hospitais Santa Mônica e São Nicolau, foram bem classificados o Hospital de Urgências de Anápolis (Anápolis), Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Aparecida de Goiânia), Centro Médico Municipal Serafim de Carvalho (Jataí) e Hospital Sagrado Coração de Jesus (Nerópolis).

Participe da autoavaliação de 2017

Os hospitais interessados em participar do segundo ciclo de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde têm até 30 de setembro próximo (NOVA DATA) para o preenchimento do formulário. A avaliação é voltada para os hospitais com serviço de UTI adulto, pediátrica ou neonatal e tem como objetivo medir como está a adesão às práticas voltadas para a segurança do paciente.

O formulário é composto por 15 critérios, sendo 11 questões objetivas (sim/não) referentes à estrutura do serviço e quatro questões sobre indicadores de processos relacionados com a segurança do paciente. Todas estão baseadas nas Ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, instituídas pela resolução RDC 36/2013.O trabalho não tem objetivo punitivo, mas sim de entender os desafios para a consolidação da segurança dos pacientes no Brasil.

A avaliação deve ser preenchia pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) dos serviços de saúde com leitos de UTI, seja adulta, pediátrica ou neonatal.Os formulários são eletrônicos e o envio é automático. Para participar basta acessar o link e preencher o formulário.

 

(Com informações: Anvisa)