Postado em: 18/05/2017

Palestra orienta administradores sobre o uso das mídias sociais no ambiente hospitalar

PALESTRA MÍDIAS SOCIAISA popularização do uso das redes sociais mudou consideravelmente a comunicação entre as pessoas, por exemplo, agilizando e facilitando a disseminação de informações. O ambiente de trabalho, claro, não ficou fora destas mudanças.

Hoje, com um simples clique no celular é possível convocar os diretores para uma reunião ou fazer um comunicado aos colaboradores sem a necessidade dos memorandos antes impressos. Mas, se por um lado essa comunicação virtual tem sido benéfica para as empresas, por outro tem também gerado muitas dores de cabeça.

Na área da saúde, que tem regras próprias para preservar o sigilo das informações e a privacidade dos pacientes, o uso do facebook, instagram, whatsapp e outros canais de comunicação virtuais no ambiente de trabalho é ainda mais preocupante. Para orientar os associados sobre a melhor maneira de lidar com a situação, a Ahpaceg promoveu a palestra “Mídias Sociais” para os administradores dos hospitais.

Quem abordou o tema foi a advogada Ingrid Wernick, que ressaltou a importância de os hospitais estarem atentos ao uso das mídias sociais. A permissão ou veto da utilização de telefones celulares e de redes sociais no ambiente de trabalho, de acordo com a advogada, fica a critério de cada diretoria. Mas, segundo ela, é fundamental que os hospitais tenham um código de conduta para orientar esse uso por colaboradores e clientes.

PALESTRA MÍDIAS SOCIAIS 3Ingrid Wernick exemplificou que não devem ser postadas fotos com a identificação de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva. Essa divulgação, vale ressaltar, fere normas do Conselho Federal de Medicina e o diretor técnico da unidade pode ser responsabilizado pela infração. Já fotos em berçários de maternidades são normalmente divulgadas pelas próprias famílias dos bebês.

“Mas, não podemos contar apenas com o bom senso dos colaboradores ou pacientes, por isso é importante que o hospital tenha um código de conduta sobre o assunto”, alertou. A palestra sobre mídias sociais foi a primeira de uma série sobre temas de interesse dos associados que a Ahpaceg vai promover durante as reuniões ordinárias dos administradores.